ACDF e CACB apoiam e promovem a produção de vinhos de alta qualidade no Distrito Federal

Presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Fernando Brites, a consultora Patrícia Rêgo, Fabrício Marchese e a vice-presidente da ACD, Liana Alagemovits

A união de grandes entidades do mesmo sistema, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) apostaram no sonho de um grupo de 12 empreendedores da Vinícola Brasília, da região do PAD-DF, no Distrito Federal, apresentando para os empresários o projeto Empreender e a seguir, o Empreender Competitivo - programa da CACB que funciona no Brasil há mais de 20 anos, em parceria com o SEBRAE, visando fortalecer núcleos setoriais de micro e pequena empresa.

Fundada em 1957, mais uma vez, a ACDF, promove a inovação-  ao lado de parceiros.

No próximo sábado, dia 20 de abril, a CACB E ACDF, participam do lançamento oficial da Vinícola Brasília. que vai reunir autoridades do governo, líderes empresariais, jornalistas, formadores de opinião e empresários. Com isso, os empresários locais, organizados como Vinícola Brasília avançam para se tornar referência na produção de vinhos de qualidade, além de incentivar o eonoturismo, gerando emprego, renda e incentivos no DF. 

Para o presidente da ACDF, Fernando Brites, que acompanha de perto o projeto apoiado pela ACDF e o Instituto ACDF, o êxito do programa é surpreendente porque transforma concorrentes em parceiros, buscando o aprimoramento do setor. “Temos aqui esse grande exemplo que foi projetado pela parceria da CACB com a ACDF”, enfatizou ao lembrar que o grupo teve um de seus rótulos eleito como um dos 16 mais representativos na Avaliação Nacional de Vinhos da safra de 2023, se tornando o primeiro caso na história do concurso em que se elege uma amostra que não foi elaborada no Rio Grande do Sul ou em Santa Catarina. “A conquista é um reconhecimento importante para uma região nova na produção vitivinícola e uma vitória para todos os vinhos de inverno, que são cada vez mais apreciados”, completou a consultora do projeto, Patrícia Rego, que supervisiona a iniciativa desde 2021 .

Satisfeito com os resultados, o superintendente da CACB, Carlos Alberto Rezende explica ainda que a proposta é auxiliar nas técnicas de produção e em estratégias mercadológicas sempre com atenção à sustentabilidade e respeito ao ecossistema da região. 

APOIO GOVERNAMENTAL

Diante do sucesso, os desdobramentos são inúmeros, a começar pelos incentivos propostos pelo Governo do Distrito Federal, que criou um grupo de trabalho para fomentar o enoturismo em Brasília, formado pelas secretarias de Turismo, de Agricultura, de Cultura e Economia Criativa, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, sob a coordenação da Secretaria de Governo. Por isso, os secretários do GDF já estiveram reunidos na Vinícola Brasília para entender melhor as demandas dos produtores. 

Para o secretário de Governo, José Humberto, a iniciativa possui um grande potencial e o governo tem interesse que prospere.  “As ações têm beneficiado a comunidade local, o turismo e a agricultura. A uva é uma alternativa muito interessante, que traz desenvolvimento e uma nova perspectiva de renda para os moradores”, analisou José Humberto.

O Secretário de Turismo, Cristiano Araújo, tem dado todo apoio e afirmou que o grupo tem contribuído na criação de um diferencial para o turismo local. “Nós do governo daremos todo o apoio institucional para levarmos esse produto para as feiras de turismo local e internacional. A rota do vinho, vai se tornar um produto turístico”, comemorou Araújo.

Satisfeito com o trabalho e com o evento que celebra o trabalho árduo de quem busca capacitação e promoção empresarial, o presidente da ACDF lembrou ainda do impacto e do exemplo do projeto para o DF. “Estamos promovendo Brasília, transformando a imagem de uma cidade aliada apenas ao turismo cívico que, é claro, é de suma importância. ”, explicou Brites, ao afirmar que iniciativas como essa colocam a capital do Brasil no cenário mundial. O presidente da entidade ressaltou ainda que com isso Brasília, que é sede das embaixadas e dos organismos internacionais, vai oferecer serviços e produtos de primeira grandeza. “Os nossos produtores e parceiros têm muito o que se orgulhar porque seus rótulos estão chamando a atenção por sua qualidade e por isso, já estão sendo premiados em eventos nacionais e internacionais.

O EMPREENDER

O programa EMPREENDER já atendeu mais de 100 mil empresas em todo Brasil em todos os estados do país, tendo sido premiado internacionalmente como um dos melhores projetos para o desenvolvimento da micro e pequenas empresas, pelo ICC (Internacional Chambers of Commerce), em Paris.

O EMPREENDER COMPETITIVO

A partir da união de empresas do mesmo setor, o projeto promove o acesso a recursos para desenvolvimento e capacitações, além de pesquisas, consultorias e acesso as novas oportunidades, para que o mercado se fortaleça, em torno de um núcleo. As empresas participantes do Empreender Competitivo têm se destacado e estão entre as vencedoras do prêmio MPE Brasil - iniciativa do Movimento Brasil Competitivo, com o apoio do SEBRAE, em homenagem às empresas que se destacaram na gestão.



CONTATO
Liana Alagemovits
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li.movits@gmaol.com

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