/** PIXELS **/ /** PIXELS **/

Projeto-Piloto Qualifica Mulher

Projeto-Piloto Qualifica Mulher

A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres desenvolveu e lançou o Projeto-Piloto Qualifica Mulher, instituído por meio da Portaria nº 3.175, de 10 de dezembro de 2020, e alterada pela Portaria no 595, de 19 de fevereiro de 2021, com a finalidade de estimular ações que promovam a autonomia econômica da mulher em contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país. O projeto visa formar uma rede de parcerias com o poder público federal, estadual, distrital e municipal, entidades e instituições privadas, para fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo, para geração de emprego e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Serão atendidas, prioritariamente, mulheres que possuam renda mensal de até um salário mínimo e meio, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental e/ou médio, ou que não tenham escolaridade. Saiba mais.

São objetivos do projeto:

I)     promover ações que contribuam para o reconhecimento e a valorização dos direitos e da cidadania das mulheres; e

II)     aumentar a capacidade de empregabilidade das mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação profissional e empreendedorismo, com vistas a sua inserção no mundo do trabalho.

Por meio da rede de parceiros, podem participar instituições do poder público federal, estadual, distrital e municipal, organização da sociedade civil e instituições privadas com fins lucrativos.

O Projeto Qualifica Mulher é executado por meio de três eixos:

I.     Qualifica Capacita – qualificação e capacitação profissional;

II.     Qualifica Empreende – capacitação para o empreendedorismo; e

III.     Qualifica Concretiza – caminho à empregabilidade e incentivo ao microcrédito para empreendedoras.

As ações do Projeto-piloto Qualifica Mulher contemplarão as seguintes iniciativas, sem prejuízo de outras ações cabíveis:

I)      Ofertar cursos de qualificação profissional em modalidade presencial ou a distância;

II)     Realizar oficinas de orientação profissional, educação financeira e empreendedorismo;

III)     Disponibilizar materiais informativos, em formato impresso ou eletrônico, com foco na formação e qualificação da mulher;

IV)     Promover campanhas e eventos de sensibilização e formação; e

V)      Incentivar a criação de rede de parceiros para apoio na inserção da mulher no mundo do trabalho.


Acesse também:

Evento Aliança Empreendedora

Curso de Empreendedorismo - MMFDH SIMPI

ACDF