/** PIXELS **/ /** PIXELS **/

COMPLIANCE SOCIAL É TEMA DE PALESTRA PROMOVIDA PELA ACDF E PELO CONSELHO DA MULHER DA ENTIDADE

COMPLIANCE SOCIAL É TEMA DE PALESTRA PROMOVIDA PELA ACDF E PELO CONSELHO DA MULHER DA ENTIDADE



O evento “Hora das Orquídeas”, organizado pela Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) e pelo Conselho da Mulher Empresária do Distrito Federal (CMEDF), contou com lideranças e empresárias que estiveram presentes para assistirem a palestra da diretora de Relações  Institucionais da Rede Governança Brasil (RGB), Dra. Elise Brites e da Secretária do Comitê Anticorrupção e Compliance, Dra. Anna Dantas. Durante a tarde de conhecimento, diversas mulheres tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o tema e como o Compliance impacta a sociedade.

O presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Fenando Brites abriu os trabalhos elogiando o tema que traz Diálogos Sobre Compliance Social e os Desafios da Mulher no Século XXI, salientando que as mulheres estão ocupando um papel, cada vez mais desafiador diante das decisões do país. “Estamos em tempos difíceis com pandemia e mudanças tecnológicas que nos fazem enfrentar novas situações. O mundo mudou e devemos estar preparados. As mulheres se colocam na frente de tudo isso, a exemplo do Conselho da Mulher Empresária da nossa entidade”, ressaltou Brites ao elogiar e homenagear a presidente do Conselho da Mulher Empresária, Dra. Ivonice Campos, uma das apoiadoras à implementação de Sistemas de Compliance em instituições públicas e privadas como instrumento fundamental para a governança.



A palestra começou com a fala da Dra. Anna Dantas, Vice-Presidente da Associação Nacional da Advocacia Unida Contra a Corrupção – AUCC, especialista em Direito Administrativo Sancionador, Gestão Pública e Integridade. Ela ressaltou o quadro histórico enfrentado pela mulher desde o início dos tempos. Apontou as mudanças trazidas desde 1932, com as alterações legislativas que iniciaram o reforço da mulher e o seu papel na sociedade. A Dra. Anna Dantas falou das modificações que o Compliance vem trazendo à nossa sociedade brasileira e mundial no espectro da mulher e com foco no ser humano. Relembrou a transcendência das mulheres e a sua importância na contribuição para o desenvolvimento mundial. 



“A notabilidade do Compliance está no impulsionamento do desenvolvimento social, no fortalecimento da economia de nosso país, na promoção dos valores éticos e das instâncias de integridade, além de impulsionar, ainda mais, as ações inerentes aos entes públicos e privados no Brasil. Ou seja, por meio das engrenagens de Compliance, aplicadas efetivamente em uma instituição, haverá maior comprometimento de todas as partes interessadas, maior transparência e, principalmente, maior inclusão e acatamento das diferenças. Ou seja, o Compliance estimula as Boas Práticas e traz respeito à mulher”, explicou a diretora Relações Institucionais da RGB, Dra. Elise Brites, Auditora Líder e membro da Comissão de Combate à Corrupção e da Comissão de Compliance da OAB/DF. 



Nesse sentido, Ivonice Campos acrescentou que a palestra foi, na verdade, uma reflexão sobre o feminino diante da realidade atual, a qual pode ser de inclusão e diversidade por meio da efetiva aplicação das ferramentas de Compliance. “O Conselho trabalha arduamente com diversos projetos para garantir a total igualdade das mulheres na sociedade. Trabalhamos em harmonia, mas com firmeza todos os dias. Estamos aqui para isso, esse é o nosso papel. Além disso, prestamos diariamente homenagens a quem nos representa com profissionalismo e determinação”, discursou a presidente do CMEDF.

“O Compliance Integral Sistêmico efetivo em entes público e privados mundo à fora tem protegido e estimulado cada vez mais a participação feminina em posições e carreiras que, até então, eram exercidas quase que integralmente por homens.  Assim, o evento de amanhã, trará novas perspectivas para incremento à superação no que tange a mudança de cultura, a qual é a chave necessária para a transformação, sendo a maneira mais adequada para alcançar o reconhecimento da mulher no mercado de trabalho público e privado”, acrescentou Dra. Elise Brites. 

Representando a Associação Nacional da Advocacia Unida Contra a Corrupção  (AUCC), Dr. Luís Claudio de Moura Landers, uma das entidades parceiras do evento, elogiou a iniciativa e todos os que estavam presentes representando outras entidades. Ele falou que é necessária a compreensão e inclusão das mulheres pois é fundamental haver paridade. Disse que este encontro reforçou, ainda mais, que o respeito às mulheres é fundamental. Marcelo Beker do Instituto Latino – Americano de Governança e Compliance Público (IGP) também se manifestou enaltecendo o debate. Cristiane Geiss Nardes Farinon, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Rede Governança Brasil – RGB congratulou a todos os presentes e elogiou a iniciativa. 

A cerimônia também contou com a especial presença da Dra. Cristiane Damasceno Leite, Co-Presidente da OAB, a qual disse que a Batalha é Grande, mesmo diante do momento desafiador, a mulher continua ampliando suas ações para reforçar seu espaço no mercado de trabalho e na sua vida pessoal. Lembrou que a Ordem dos Advogados no Distrito Federal tem dado o exemplo na busca pela paridade de gênero respeitando os direitos da mulher. Como exemplo, disse que ao invés de utilizarem o termo Vice-Presidente, optaram pela alcunha Co-Presidente para demonstrar que a mulher não está abaixo, mas sim, ao lado do Presidente. 

Ao final do evento, que contou ainda com a presença da Dra. Edna Xavier representando o Conselho Regional de Medicina do DF – CRM-DF foram homenageadas outa grandes mulher como, a Dra. Cristiane Brito, representando o Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos e a Dra. Nise Yamaguchi, diretora Executiva e Clínica do Instituto Avanços em Medicina. Na ocasião, Cristiane Brito, representando o Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos fez uso da palavra dizendo que os direitos humanos nasceram com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e que no nosso país tem se trabalhado arduamente na implementação e inclusão da mulher. Nesse sentido, ela acrescentou que com a finalidade de garantir tais avanços, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) tem realizado um trabalho ímpar. “As mulheres possuem muitos desafios no século 21, mas o respeito, a igualdade o carinho e o amor precisam estar na essência das relações com as mulheres”, finalizou.



Na homenagem, destacou-se que a Dra. Nise Yamaguchi é médica oncologista e imunologista, com Doutorado em Pneumologia, desenvolvido no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em conjunto com o MD Anderson Cancer Center -Texas, USA, com ampla experiência no cuidado personalizado de mais de 11.000 pacientes, tendo dirigido Sociedades Médicas-Sociedade Brasileira de Cancerologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica-Estado de São Paulo, de Psico-Oncologia, de Cuidados Paliativos e de Apoio ao Paciente com Câncer, tendo participado de diversos movimentos sociais para Nise Yamaguchi, que recentemente depôs e que sofreu com desrespeito por parte de alguns integrantes da CPI da Covid no senado federal foi aplaudida no evento por representar a força das mulheres diante desafios e por contar com um extenso currículo a serviço da saúde social no Brasil, como o eu trabalho frente a aprovação da Convenção da Organização Mundial de Saúde do Controle do Tabagismo. E a coordenação do Comitê de novos membros da International Association for Lung Cancer Studies.

Importante salientar que também marcaram presença, Ericka Filippelli, Secretária De Estado Da Mulher Do Distrito Federal, Fernanda Marsaro dos Santos, Diretora do Depto, de Políticas das Mulheres e Rel. Sociais da Sec. Nacional de Política para as Mulheres, Gabriele Olivi, Secretária Especial de Articulação Social, representando a Ministra de Estado Flávia Arruda da Secretaria de Governo da Presidência da República, Lúcia Bessa, advogada e Coordenadora da Comissão Direitos da Mulher na BPW/DF,  Nazareth Tunholi, presidente da Academia Int. de Cultura e Giselle Ferreira de Oliveira, Secretária de Estado de Esporte e Lazer DF, Cristiane Carvalho Mendes, vice-presidente do Sindicato dos Ambulantes, Cristilene Couto, coordenadora de relações institucionais do CRA/DF, Adriana Faria, Secretária Executiva de Valorização e Qualidade de Vida da Secretaria de Economia do DF, além da representação de diversos órgãos de estado, instituições representativas de classes, Advogados, Jornalistas e Empresárias.



Após essas e outras homenagens todos os presentes fizeram um brinde simbólico como reconhecimento das mulheres que foram homenageadas e as que estavam r no evento. “Momentos assim devem se feitos por todo o país, enaltecendo tantas mulheres que nos oferecem exemplos de vida, avançando sempre pela ética, trabalho, respeito e prosperidade social”, finalizou o presidente da ACDF, Fenando Brites.

ACDF