História

A Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) foi instituída em 26 de janeiro de 1962 pela fusão da Associação Comercial de Brasília (criada em 16 de julho de 1957 na Região Administrativa do Núcleo Bandeirante) e da Associação Comercial do Plano Piloto, instituída em 1961. Ao longo dos anos, a associação desempenhou um importante papel na consolidação Capital Federal em Brasília e representação política no país.
Em 1963, um ano após sua criação, a ACDF contava com um boletim informativo. Em apenas três anos, o boletim se transformou num jornal que, mais tarde, iria desempenhar importante papel na história política do DF. Em 15 de março de 1966, chegava às ruas o jornal Vanguarda de Brasília. Editado até 1999*, e foi uma poderosa ferramenta para a ACDF em grandes momentos da política brasileira.



A criação da Câmara Legislativa e do Banco Regional de Brasília (BRB) são alguns exemplos das conquistas apoiadas pela Associação. Figuras de expressão nacional como Ulysses Guimarães, o ex-presidente Tancredo Neves e até mesmo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, encontraram na Associação Comercial um porto seguro para realizar debates que antecederam as “Diretas Já”.
Atualmente a presidência da associação é competência do empresário do setor de automóveis, Cleber Pires. Ele que foi um dos fundadores da Cidade do Automóvel, na Cidade Estrutural, e há mais de 16 anos participa ativamente da ACDF. Cleber Pires foi vice-presidente no mandato anterior e agora, como presidente, assume o compromisso de continuar o trabalho em defesa da classe comercial, unindo a tradição e inovação, para defender os comerciantes da cidade e auxiliar o desenvolvimento do DF como um todo.

Missão

A Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) é uma entidade associativa com a finalidade primordial de “representar seus associados e promover a defesa de seus interesses e direitos” além de “pugnar pelo desenvolvimento social e fortalecimento da economia do Distrito Federal”, conforme previsto no art. 2º de seu Estatuto.

Visão

A ACDF buscará manter a tradição de luta em defesa da classe comercial, mas sempre buscando o desenvolvimento do DF como um todo. Busca ainda preservar o inestimável acervo histórico que os anos de atuação em Brasília deixaram como herança. E com esta nova gestão, a associação assume o desafio de unir tradição e inovação para ampliar a ação da entidade e se reafirmar como uma das mais importantes sociedades de classe na Capital federal.

Valores

Ao analisarmos a história da Associação Comercial, temos a comprovação de que o papel desempenhado pela instituição vai além da defesa da classe empresarial e fortalecimento da economia. A ACDF atua em áreas como responsabilidade social e ambiental, bem como participa ativamente na elaboração de políticas publicas em áreas como educação, segurança e infra-estrutura, pois considera um dever zelar pela capacitação da mão de obra, bem como pela segurança e conforto dos habitantes da capital federal. A Associação Comercial do DF aposta no trabalho sério e na parceria com o setor público e privado. Em seus 52 anos de história essa sempre foi a postura da ACDF, que teve como lema de fundação a frase “Reunir para resolver”.